Marketing e comunicação: Um diferencial valioso

“Esta capacitação em marketing e comunicação ajudará todos os participantes, independente do curso e forma como pretende trabalhar, isto é, seja construindo seu próprio negócio ou como empregado”.

O método de ensino 360 lançado pela Unorp é inovador por tratar-se de uma educação transformadora, fundamental para tornar o(a) aluno(a) um ser humano completo. Entre os pilares do método temos as competências relacionadas a negócios.

marketing e comunicação professor edgar almeida

E é justamente nesse pilar que começará no dia 21/08 a disciplina Comunicação e Marketing. O objetivo da disciplina é capacitar todos os participantes sobre as mais avançadas técnicas de marketing e comunicação.
A disciplina será conduzida pelo professor Edgar Almeida (clique aqui para conhecer o professor). Ele já lecionou aqui na Unorp a disciplina eletiva marketing pessoal para mais de 250 alunos com excelente aprovação.
Com origem no latim “mercatus” a tradução do termo “marketing” seria mercadologia, ou seja, o estudo do mercado. A comunicação, por sua vez, muito confundida como sinônimo de marketing, é a forma como transmitimos nossa proposta de valor para o mercado. Por isso segundo professor Edgar:
“Esta capacitação ajudará todos os participantes, independente do curso e forma como pretende trabalhar, isto é, seja construindo seu próprio negócio ou como empregado”
Ao todo serão cerca de 15 videoaulas assíncronas e muitas atividades práticas que o aluno(a) poderá fazer no decorrer da semana. Confira o programa da disciplina e um breve resumo do que será abordado e não perca esta oportunidade.

O que é comunicação

Nos comunicamos antes mesmo do nascimento. Sim, um simples “chutinho” leva a mãe a pensar algo e inclusive conversar com seu neném, portanto uma comunicação foi estabelecida.
O fato é justamente este, a comunicação é um ato tão instintivo que muitas vezes não nos damos conta que estamos emitindo uma comunicação e, que por vezes, prejudica nossa imagem profissional. Esta análise inclusive, é um dos alicerces do marketing pessoal!

Objetivos da comunicação mercadológica

No mercado de trabalho não podemos nos comunicar sem um planejamento, ou seja, sem um objetivo pré-definido. Pense em algumas empresas que você segue nas redes sociais. Pois bem, cada post que você vê ou assiste nos stories tem um objetivo de comunicação por trás.
Uma dica! Existem inúmeros objetivos de comunicação, mas os principais são gerar consciência; chamar atenção; despertar o interesse; criar conhecimento; gerar expectativa; levar a discussão; promover a ação; orientar o comportamento; promover e manter a satisfação; criar interação; promover orgulho; fomentar comentários; gerar buzz ou boca a boca.

Públicos da comunicação (Stakeholders)

Uma empresa se relaciona com vários públicos relevantes. Pense em um restaurante. Um dos públicos obviamente são os clientes, os funcionários, algum órgão como a vigilância sanitária, os fornecedores e quem mais?
Veja, que as vezes alguns públicos importantes são negligenciados, como a comunidade. Sim, suponha que na frente deste restaurante tem um morador da comunidade que trabalha como “guardador de carro” ou popularmente conhecido como “flanelinha”.

marketing professor edgar almeida

Imagine se ele começar a maltratar os clientes que estacionam próximo ao restaurante. Não é culpa do restaurante. Sim, é verdade. Porém, o fato é que os profissionais de marketing devem olhar sempre a satisfação do cliente independente do que ou quem está gerando, porque o que importa no final é a satisfação do cliente para gerar lucro!

Branding: o que é uma marca e seu valor

Branding vem da palavra brand ou marca em nosso idioma. Segundo a American Marketing Association uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um produto ou serviço de um vendedor diferente dos de outros vendedores.
Portanto, branding seria o processo de construção da marca de uma empresa, celebridade, organização não governamental (ONG) entre outros.
Você já deve ter ouvido que no mercado de trabalho é preciso se diferenciar, certo? Pois bem, veja que é uma marca que diferencia sua empresa ou você (marketing pessoal) da concorrência.
Portanto, você irá aprender os conceitos básicos para se diferenciar neste mercado altamente competitivo.

Brand persona e buyer persona

Tem uma palavrinha comum entre estes dois termos e muito utilizado no marketing digital: persona. A persona nada mais é do que um personagem fictício, como se fosse uma representação humana para ilustrar uma marca (brand) ou grupo de compradores (buyer).
Apesar do nome indicar algo complicado é mais simples do que parece e será abordado com detalhes durante a aula.

marketing professor edgar almeida

O que é marketing

Hoje em dia é interessante conceituar marketing dizendo primeiro o que não é, pois você deve ter ouvido uma expressão semelhante a esta “ah, isso é puro marketing”.
O problema é que, geralmente, esta expressão está associada a mentira, promessa não cumprida, falta de ética na política etc. Tudo isto não representa marketing.
Outro erro comum é acreditar que marketing é sinônimo de vendas, propaganda ou publicidade. Existem vários tipos de marketing, porém o conceito de marketing segundo Philip Kotler:
“é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado é essencial para o sucesso mercadológico das empresas. Como o próprio nome indica é uma técnica de criar segmentos de mercado. Veja um exemplo hipotético para profissionais de direito.
Você acabou de se formar em direito e pretende abrir um escritório jurídico, inicialmente uma sala dentro de outro escritório maior. O primeiro passo será responder qual segmento de mercado irá atender?
O novo advogado(a) irá atuar com empresas ou pessoas físicas? Residentes em qual região? De qual classe social?
Ao responder estas e outras perguntas será possível segmentar o mercado e suas chances de sucesso serão maiores.

Comportamento do consumidor

Esta é uma área oriunda, principalmente, do resultado das pesquisas de psicólogos renomados mundo a fora. Imagine que você vai abrir uma clínica de odontologia e solicita ao arquiteto um projeto bem clean, basicamente branco.
Pois bem, depois da obra feita, você descobre algo interessante nos potenciais clientes, eles associam o branco a hospital e tem uma sensação ruim. Se tivesse esta informação antes da construção seria melhor não é mesmo?
Obviamente que pode haver alguma restrição do conselho ou órgão público no caso da odontologia, o intuito do exemplo acima é apenas ilustrativo.

Proposta de valor

A proposta de valor é o benefício central de um produto ou serviço para um segmento de mercado. Algumas empresas declaram que o seu preço é o menor do mercado; outras empresas oferecem como proposta de valor a exclusividade e por aí vai.
Cuidado! Muitas empresas acreditam que o marketing pode criar uma proposta somente com o uso da comunicação. Isto não é verdade, antes de comunicar sua proposta de valor é necessário que a mesma seja reconhecida por seus clientes.
Um caso específico, quando analisamos o ciclo de vida do produto, é nas fases iniciais quando ainda não há um número consistente de clientes, porém mesmo assim é necessário todo esforço para tornar verdadeiro sua proposta de valor.
Responda lá no fórum da disciplina. Um profissional de educação física poderia oferecer como proposta de valor um programa de emagrecimento 100% eficaz e sem esforço?

Inteligência competitiva

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Existes várias áreas de marketing e esta aqui é onde tudo começa. Sim, é na inteligência ou coleta de dados que é possível criar, por exemplo, um mix de marketing assertivo.
Mas o que seria o mix de marketing? É o famoso 4P´s do marketing: preço, produto, praça e promoção.
Suponha, que você está no curso de engenharia e pretende abrir uma pequena construtora comercial. Neste caso, a inteligência ajudaria a responder questões como:

  • Qual será o tipo de construção que irá trazer mais vendas ? Este é o P de produto;
  • E o preço, quanto o cliente está disposto a pagar? Veja que é diferente de quanto você gostaria de ganhar pelo seu trabalho!;
  • Onde seria o lugar ideal para realizar estas construções? Ou ainda, em qual região ficaria o escritório da construtora? Este e o P de praça;
  • Agora é preciso divulgar e fica a pergunta onde investir? Redes sociais? Ainda vale a pena fazer o que marketing direto (distribuição de panfletos ou e mail marketing) que as construtoras sempre fazem ou faziam? Este é o P de promoção.

Métricas de Marketing

Nesta altura do campeonato você já começou a fazer marketing da sua empresa. Mas, e como saber se está tendo uma boa performance?
As métricas de marketing servem para balizar seu desempenho diante de suas expectativas x o mercado.

Matriz Swot

Falando nas métricas acima, muitos acreditam que seu produto pode vender muito acima da capacidade de mercado. Isto é normal, afinal os empreendedores são em geral sonhadores e apaixonados pelo seu negócio.
A matriz Swot é uma técnica de planejamento estratégico que irá analisar o ambiente interno e externo, isto é, as forças internas e fraquezas e no ambiente externo as oportunidades e ameaças.
A área de inteligência competitiva de uma empresa, normalmente, é quem lidera este processo, pois trata-se de levantar muitos dados.

Marketing de serviços

O setor de serviços representa uma parcela significativa no PIB (produto interno bruto) do país e muitos cursos da Unorp estão ligados a prestação de serviços, mesmo que não exclusivamente tais como: fisioterapia, estética, psicologia etc.
O marketing de serviço tem suas especificidades. Ele trabalho de forma muito semelhante ao marketing de relacionamento, pois o fator principal, para a satisfação do cliente, é justamente o que chamamos da “hora da verdade” quando o serviço será prestado.
O grande desafio do serviço é que não pode ser estocado ou substituído facilmente como um produto.
Mas tudo bem, nós veremos como superar este e outros desafios juntos, afinal a Unorp apresenta: Um novo jeito de ensinar, um novo jeito de aprender.

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2020-10-20T21:26:58+00:00

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