Inteligência emocional: uma das principais habilidades do futuro

“Em síntese, inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções a ponto de se relacionar melhor com você e, consequentemente, com os outros”.

O mundo muda a todo instante. A evolução faz parte da história da humanidade e, no ambiente dos negócios, não poderia ser diferente. O sucesso está diretamente ligado a várias competências e inteligências que, quando trabalhadas em conjunto, tornam o profissional mais capacitado e qualificado para esta nova era.

inteligencia emocional 1

As competências técnicas não são mais suficientes para suprir as demandas deste novo momento. Uma das principais habilidades que vai diferenciar os profissionais no mercado de trabalho atual e, principalmente, do futuro é a inteligência emocional, seja ela para lidar com os outros (interpessoal) ou com você (intrapessoal).

Ter a capacidade de se conectar consigo mesmo e entender seus sentimentos é imprescindível para alcançar o autocontrole e dominar emoções que podem te prejudicar no ambiente de negócios.

Afinal, o que é a inteligência emocional?

Não é de hoje que entendemos a importância da inteligência emocional. Seu conceito foi notado pelo biólogo Charles Darwin, que percebeu a importância da expressão emocional para a sobrevivência.

Em seguida, vários outros estudiosos aprofundaram-se sobre o tema, como o jornalista científico Daniel Goleman, considerado o “Pai da Inteligência Emocional”.

Para Goleman, essa habilidade é a principal responsável pelo sucesso de todos os indivíduos. “É a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Em síntese, inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções a ponto de se relacionar melhor com você e, consequentemente, com os outros.

Mas e aí, eu consigo adquirir a habilidade emocional?

Você provavelmente já falou a frase “poderia ter pensado melhor antes de…” em alguma situação em que deveria ter dito ou feito algo antes de pensar, não é mesmo?

Inteligência Emocional no trabalho

Então, agir de forma inteligente é não deixar que as emoções tenham controle sobre as situações, a ponto de realizarmos atitudes por impulso.

E como toda habilidade, você pode trabalhar suas emoções para agir de forma inteligente. Para isso é preciso muito autoconhecimento e trabalho interno.

Método 360 de Ensino Unorp

O Centro Universitário Unorp possui uma metodologia inovadora de aprendizagem, inspirada no Vale do Silício, feita para quem busca se tornar um profissional e ser humano de destaque no mercado, aprimorando suas habilidades técnicas e emocionais.

Inaugurado no mês de abril, por meio da disciplina Felicidade e Inteligência Emocional, com o médico psiquiatra e psicoterapeuta Ururahy Barroso, o método vem conquistando vários feedbacks positivos e grande número de adesões.

Disponível em um ambiente virtual de Aprendizagem da Unorp, a disciplina tem como objeto ensinar as práticas e estratégias para que você aprenda a praticar, gerar, vivenciar e sentir a felicidade.

inteligencia emocional método 360

Categorias

Confira os Próximos Eventos da UNORP

out 05

XXV Semana Acadêmica do Curso de Direito em homenagem ao professor Luiz Flávio Gomes

5 de outubro @ 19:30 - 9 de outubro @ 21:30
São José do Rio Preto SP
Organizador: Coordenação do Curso de Direito
17 3203-2589

BEM-VINDO À NOVA UNORP.

Fique por dentro das atividades, eventos e todos os acontecimentos do UNIVERSO UNORP.

Cadastre-se aqui para receber nossas novidades.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

2020-08-28T14:07:41+00:00

Base de Dados por Categoria

DO VALE DO SILÍCIO PARA RIO PRETO

MÉTODO 360 DE ENSINO UNORP

SAIBA MAIS
close-link