Gastronomia - EAD

A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. O profissional concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação...

Gastronomia – EAD 2021-07-14T19:06:55+00:00

Descrição do Projeto

Modalidade: EAD
Grau: Superior de Tecnologia
0 anos
de duração
0 horas
de carga horária
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O Curso

A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. O profissional concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Cria preparações culinárias e valoriza a ciência dos ingredientes. Diferencia e coordena técnicas culinárias. Planeja, controla e avalia custos. Coordena e gerencia pessoas de sua equipe. Valida a segurança alimentar. Planeja, elabora e organiza projetos de fluxo de montagem de cozinha. Identifica utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Articula e coordena empreendimentos e negócios gastronômicos. Identifica novas perspectivas do mercado alimentício. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Objetivos Gerais
Formar profissionais capacitados e qualificados, dotados de senso analítico e crítico, comprometidos com os valores morais e éticos, com a competência técnico-acadêmica da profissão para atuar no desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento individual (motivação) de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologia), estimulando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional. Desenvolver capacidades de compreender e estabelecer conexões de conhecimentos individuais, coletivos, de cidadania de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável das organizações.

Objetivos Específicos
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia EAD da UNORP tem como objetivos específicos:

  • Promover nos formandos o desenvolvimento de competências e habilidades para atuar no planejamento e organização de uma cozinha;
  • Controlar, operacionalizar e acompanhar o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade que envolva a área de Alimentos e Bebidas;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Aperfeiçoar a execução das técnicas e aplicação dos conhecimentos de sua área de atuação, visando um melhor atendimento, crescimento, inclusão social e auxílio aos profissionais da gastronomia;
  • Capacitar o aluno para uso correto das técnicas, produtos e equipamentos específicos para cada área de cozinha estudada;
  • Incentivar e permitir a participação em programas de atuação na comunidade através de projetos de extensão;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular;
  • Permitir ao acadêmico uma visão global sobre a profissão;
  • Proporcionar o conhecimento das ciências básicas voltado para a prática de gastronomia, de acordo com a necessidade do profissional atual, frente ao
  • mercado de trabalho regional, nacional e mundial.
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;

Perfil profissional do egresso.
De acordo com o Art. 7º das DCN’s para os cursos Tecnológicos, entende-se por competência profissional, a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico, o Egresso dos cursos de graduação do Centro Universitário do Norte Paulista – UNORP será caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania.
Nesse sentido, ele se revelará como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia EAD do Centro universitário do Norte paulista – UNORP será preparado ao longo do curso para:

  • Determinar o melhor meio de empregar seus esforços, objetivando a otimizaçãodos resultados e a minimização dos riscos;
  • Tomar decisões e saber implementá-las;
  • Exercer sua liderança;
  • Ter espírito crítico;
  • Comunicar-se efetivamente com o cliente, expressando-se em idioma de comum entendimento;
  • Compreender os fenômenos da dinâmica de grupos, coordenar e dinamizar reuniões;
  • Compreender a abordagem sistêmica no trato com problemas que se relacionem com a atividade gastronômica;
  • Atuar como agente multiplicador de procedimentos e técnicas;
  • Agir dentro dos princípios éticos e morais com os órgãos diretivos e fiscalizadores da profissão e, acima de tudo, com a sociedade.

O discente de Tecnologia em Gastronomia EAD deverá desenvolver posturas empreendedoras, criativas, inovadoras e acima de tudo éticas. Tal postura, agregada a uma responsabilidade social sólida, possibilitará ao egresso a capacidade de desenvolvimento regional, haja vista que tais atributos citados possibilitam:

  • Ser um profissional com sensibilidade para empreender em serviços de alimentos e bebidas, através do planejamento, organização e implementação de eventos gastronômicos;
  • Ser um profissional criativo par atuar neste mercado competitivo e que tenha competência para trabalhar com pessoas, em equipes, buscando as melhores
    alternativas para se manter e conquistar novos mercados;
  • Ter competências para empreender serviços de gastronomia, capazes de dominar técnicas desde a concepção de cardápios, elaboração de iguarias das cozinhas regional, nacional e internacional;
  • Ter competência para controlar e gerenciar custos, bem como capacidade para desenvolver habilidades específicas na área de gastronomia;
  • Conhecer a estrutura e funcionamento dos equipamentos de uma cozinha e do funcionamento de todos os serviços que envolvem o setor gastronômico;
  • Ser capaz de executar as técnicas culinárias básicas nas mais diversas tendências da gastronomia;
  • Reconhecer a importância dos protocolos de higiene pessoal, ambiental e de utensílios na manipulação de alimentos;

Ao concluir o curso de Tecnologia em Gastronomia EAD, o profissional deverá possuir capacidade/habilidade flexível que acompanhe de forma sistemática e crítica aos desafios tecnológicos e às mudanças ocorridas no mundo do trabalho, antevendo essas mudanças, impondo e ampliando espaços, considerando e incorporando princípios humanísticos que valorizem a melhoria de qualidade de vida da sociedade.

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Mercado de Trabalho

  • Chef: Planejar e preparar cardápios. Coordenar equipes de cozinha em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, bares e bufês.
  • Consultoria: Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que podem ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.
  • Cozinheiro: Atuar nas várias etapas da execução de um prato.
  • Desenvolvimento de produtos: Criar e preparar pratos para testar alimentos produzidos por uma indústria.
  • Ensino: Dar aula de culinária em escolas de gastronomia.
  • Gestão do negócio: Administrar todo o funcionamento de um restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.
  • Padeiro: Dedicar-se à preparação de pães.
  • Pâtissier: Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados e doces.
  • Personal chef: Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.
  • Segurança alimentar: Fazer vistoria em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Detalhes

COORDENAÇÃO
Profª. Roberta Murcia Antoniassi (especialista)
CONCEITO DO CURSO – MEC
Nota 4 em uma escala de 1 a 5
AUTORIZAÇÃO DO CURSO – MEC
Parecer 644/2018

Disciplinas

  • Administração e Empreendedorismo
  • Aspectos Históricos e Culturais da Gastronomia
  • Bar e Serviços
  • Comunicação e Marketing – M360
  • Confeitaria
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha Contemporânea
  • Cozinha das Américas
  • Cozinha Internacional I
  • Cozinha Internacional II
  • Cozinha Vegetariana e Orgânica
  • Desenvolvimento de Cardápios
  • Geografia Aplicada à Gastronomia
  • Gestão de Custos
  • Gestão Empresarial – M360
  • Habilidades Avançadas de Cozinha
  • Habilidades Básicas de Cozinha
  • Higiene Alimentar e Segurança e Higiene no Trabalho
  • Inteligência Emocional e Felicidade – M360
  • Liderança, Network e Carreira – M360
  • Montagem e Decoração de Pratos e Gardemanger
  • Nutrição e Técnicas Dietéticas
  • Panificação
  • Projeto Aplicativo e de Extensão III
  • Projeto Aplicativo e de Extensão IV
  • Projeto Aplicativo e de Extensão I
  • Projeto Aplicativo e de Extensão II
  • Qualidade em Serviços Gastronomicos
  • Técnicas e Manuseio de Carnes, Aves, Pescados e Frutos do Mar
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Docentes

  • Andréia Cristina de Souza Costa (especialista)
  • Carla Patrícia Ferreira Isidoro (mestre)
  • Eugênio Rosário Leone Neto (mestre)
  • Fabiana Perina Martins (mestre)
  • Roberta Múrcia Antoniassi (especialista)
  • Rosangela Vilela Bianchi (mestre)
  • Vanise Rafaela Zivieri Ralio (doutora)

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

“Estudar ARQUITETURA E URBANISMO foi o maior desafio e a maior conquista. Onde pude contar com excelentes professores, que auxiliaram para que eu completasse essa etapa vitoriosamente, tornando inesquecível todos os momentos que eu passei aqui. Orgulho em ser ARQUITETA URBANISTA graduada pela Unorp!!!”


Daniele Lago Camargo, ARQUITETURA E URBANISMO
“No fim do ensino médio, queremos a melhor instituição para o desenvolvimento pessoal em busca do nosso futuro. A Unorp preencheu os requisitos que eu buscava, com excelentes professores Mestres e Doutores.”


Josiane Santos, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Seja sua motivação! Pense no amanhã para viver o hoje, pense no resultado que você terá amanhã se você fizer por onde no dia de hoje! A sensação de dever cumprido, a satisfação por um dia vencido é maravilhosa! Vai em frente e faça o melhor por você. As escolhas são somente suas. Tenha determinação, assim o sucesso estará logo a sua frente!”


Maiane Oksane Silva, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tenho 48 anos, casado, pai de duas filhas, sempre sonhei em fazer um curso de Engenharia. Sou técnico em segurança do trabalho a 22 anos e agora finalmente, estou realizando o grande sonho de minha vida que é ser Engenheiro de Segurança do Trabalho. Sei que essa formação vai ser um divisor de águas em minha vida e em minha carreira profissional na área, pois este curso me proporcionou um conhecimento amplo e me dará condições de exercer a profissão com muito embasamento e competência.”


Aldeci Donizeti Rodrigues, ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
“Ter escolhido a UNORP para minha formação profissional foi uma das melhores decisões da minha vida. Além de uma excelente estrutura e qualidade de ensino, cresci como pessoa, como profissional e ainda fiz amigos entre os colegas e professores que vou levar para minha vida toda.”


Jefferson Alves Barbosa, ODONTOLOGIA

“Quando decidi fazer DIREITO na Unorp não sabia o que esperar do curso e da faculdade. Hoje, a menos de um ano da formatura, noto que a faculdade trouxe uma significativa experiência na minha formação profissional; principalmente em questões de aulas teóricas associadas com aulas práticas. Afirmo ter feito uma das melhores escolhas da minha vida, em relação a minha formação em ensino superior. Tive aulas com excelentes profissionais, pelos quais agradeço minha formação.”


Mariana Aparecida Pera, DIREITO

“Se fosse fácil, não seriam 5 anos, seriam 5 meses, trabalhos e mais trabalhos fazem parte da rotina de quem sonha em crescer e superar seus objetivos, superar barreiras tendo sempre como base nossos grandes mestres que nos dão incentivo para seguir em frente, para fazer o que mais amo: Educação Física!”


Isadora Fernandes de Souza Nogueira, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O ambiente da faculdade em si é muito prazeroso, temos acesso a muito conhecimento, pela competência dos profissionais que ali trabalham, o grupo de docentes altamente qualificados, não só no curso de educação física, mas nos diversos cursos também. Nesse ano de 2018, a Unorp trouxe aos alunos uma nova casa, com novas ideologias e novos ambientes, que te oferece mais prazer de estudar! Venha fazer parte desse time!”


Brendon de Souza, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNORP foi minha melhor escolha, pois, estou adquirindo um amplo conhecimento na área de Gestão de Pessoas e sua importância para as empresas. Agradeço imensamente a Coordenação e professores do Curso pelo profissionalismo.”


Deucelia da Conceição Aparecida Pereira Tavares, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“Estudar Psicologia na Unorp tem sido uma grata surpresa. A presença de um corpo docente magistral e uma grade curricular atualizada, além de uma ótima pontuação no MEC e uma excelente estrutura são alguns dos motivos para que a Unorp seja uma escolha assertiva.”


Fabrício Silva, PSICOLOGIA
“A caminhada é longa: são aulas, trabalhos, estágios, o famoso TCC, ufa! Mas quando fazemos algo que realmente amamos isso tudo se transforma em experiências inesquecíveis. E o bom disso tudo é que não estamos sozinhos, temos excelentes professores conosco que são nossos grandes incentivadores.”


Daniely Soilo, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tudo é questão do seu sonho. Não deixe que nada, nem ninguém, possa te dizer que você não pode fazer uma coisa, se tem um sonho tem que correr atrás. Seja qual for o seu objetivo ao ingressar no curso, se dedique ao máximo, professor não reprova aluno, o aluno é responsável por suas notas, reclame menos e faça mais, com muita força, sabedoria e fé, o orientando em uma caminhada vitoriosa.”


Guilherme Baroni Ferretti, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Um sonho se torna mais gratificante quando encontramos pelo caminho alguém que acredite no nosso potencial. E é um prazer enorme estudar em uma universidade onde os professores, além de excelentes profissionais, são pessoas maravilhosas que se preocupam com as particularidades de cada aluno e dão todo suporte para seu crescimento.”


Ana Carolina Chimarelli Castro, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O curso de Odontologia da Unorp é sinônimo de qualidade e competência. Contamos com um corpo docente experiente e qualificado, em sua grande maioria mestres e doutores. Além disso, possui ótima estrutura e contribui para sermos excelentes profissionais no mercado de trabalho!”


Bruna Paula Nunes Pimenta Barbosa, ODONTOLOGIA

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