EAD - Engenharia de Produção

A região noroeste do Estado de São Paulo, conta com um parque industrial em expansão, constituído de indústrias de diferentes áreas, tais como a sucroalcooleira, madeireira, de móveis, alimentícia, têxtil...

Engenharia de Produção – EAD 2021-06-26T08:20:28+00:00

Descrição do Projeto

Modalidade: EAD
Grau: Bacharelado
0 anos
de duração
0 horas
de carga horária
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O Curso

Os objetivos do curso devem acompanhar as novas demandas de mercado na engenharia de produção, assim, com o auxílio de pesquisas junto a egressos e empresas, esses serão ajustados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.
O objetivo geral do Curso é formar profissionais com conhecimentos avançados e sólidos de engenharia de produção e da aplicação prática destes.

Os objetivos específicos compreendem:

  • Uma sólida formação tecnológica, científica e profissional geral que o capacite o aluno a absorver e desenvolver novas tecnologias.
  • O estímulo a uma atuação crítica e criativa do aluno na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.

Dessa forma, considerando as tendências atuais, o Curso de Engenharia de Produção na modalidade a distância da UNORP permite articulação permanente com o campo de atuação do profissional, base filosófica com enfoque na competência, abordagem pedagógica centrada no aluno, ênfase na síntese e na transdisciplinaridade, preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente, integração social e política do profissional, possibilidade de articulação direta com a pós-graduação e forte vinculação entre teoria e prática.
Os princípios norteadores do Curso de Graduação de Engenharia de Produção estabelecidos e que estão em sintonia para com os seus objetivos são:

  • Responsabilidade e compromisso social no processo de formação de cidadãos/profissionais inseridos num contexto marcado por desigualdades sociais e
  • por profundas transformações;
  • Formação humanística que privilegie a sólida visão de homem e sociedade;
  • Compromisso com a resolução de problemas ambientais, visando à melhoria da qualidade de vida;
  • Articulação entre teoria e prática;
  • Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;
  • Integração com os campos de atuação profissional;
  • Desenvolvimento da capacidade intelectual e profissional, autônoma e permanente;
  • Formação específica que possibilite o desenvolvimento de habilidade especificas;
  • Valorização de conhecimentos, habilidades e experiência profissionais desenvolvidas fora do ambiente acadêmico.

O curso, além de seguir as Diretrizes Curriculares do MEC para os cursos de engenharia, disponibiliza em seu currículo conteúdos e atividades para formação das competências profissionais dispostas pelo Sistema COFEA/CREA nas resoluções 1.010 de 22/08/2005 e 1.016 de 25/08/2006, como segue:

  • Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
  • Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
  • Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
  • Assistência, assessoria, consultoria;
  • Direção de obra ou serviço técnico;
  • Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
  • Desempenho de cargo ou função técnica;
  • Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
  • Elaboração de orçamento;
  • Padronização, mensuração, controle de qualidade;
  • Execução de obra ou serviço técnico;
  • Fiscalização de obra ou serviço técnico;
  • Produção técnica e especializada;
  • Condução de serviço técnico;
  • Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
  • Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
  • Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e
  • Execução de desenho técnico.

Baseado nestas considerações criaram-se as disciplinas e seus conteúdos.
As metodologias (item 1.8) de ensino utilizadas pelos professores do curso seguem a concepção do curso e as recomendações das diretrizes curriculares, no sentido de estimular o trabalho individual e em grupo.

Perfil profissional do egresso
O curso oferece ao egresso uma formação de engenheiro de produção generalista, para atender as necessidades do mercado de trabalho em relação a atuação do curso, capacitando os futuros profissionais a adquirir uma competência profissional que compreenda uma sólida formação em ciências básicas, sociais, ambientais e específicas da área de engenharia de produção, com ênfase nas necessidades de mercado.
Uma formação que possibilite uma inserção responsável no mundo produtivo, com capacidade de absorver, desenvolver e adaptar-se rapidamente às novas tecnologias, como também, estar apto a atender às demandas sociais: de agir de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas nos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística em prol de uma sociedade mais justa.
O curso também foi estruturado de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências e habilidades gerais estabelecidas pelas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia de produção, como segue:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais àengenharia de produção;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia de produção;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia de produção;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia de produção no contexto social e ambiental;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia de produção;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O egresso deverá adquirir competências e habilidades na comunicação e relacionamento com a comunidade acadêmica, empresarial e social. Também deverá adquirir conceitos, competências e habilidades que o instrumentalize para os processos de investigação e pesquisa científica, que garantam eficiência na solução de problemas, no desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias, assim contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
O perfil do egresso será continuamente avaliado perante as necessidades de mercado do engenheiro de produção através do acompanhamento dos mesmos.
Também serão realizadas pesquisas anuais utilizando-se um banco de dados de egressos e com o mercado empresarial, gerando relatórios detalhados que serão analisadas pelo colegiado e NDE do curso, com a finalidade de adequação ao mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, com a crise econômica, o setor industrial brasileiro precisou reduzir custos e apostar em inovações em seus processos para produzir mais e de forma mais eficiente. E esta é uma boa oportunidade para o engenheiro de produção, o profissional talhado para implantar essas mudanças. É sua responsabilidade planejar e controlar o processo produtivo e supervisionar a redução de gastos, identificando e eliminando os desperdícios na cadeia produtiva. Ele é procurado não apenas pela indústria, mas também por empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde. Bancos e corretoras também absorvem o profissional para atuar como analista de investimentos. A maioria das vagas está no Sudeste e no Sul. Mas a instalação de indústrias no Ceará e em Pernambuco abre o mercado nordestino. Merecem destaque, ainda, o Centro-Oeste e o interior paulista, com a agroindústria.

Detalhes

Coordenador
Prof. Eugenio Rosário Leone Neto (mestre)
Períodos
Diurno |  Noturno
CONCEITO DO CURSO (escala de 1 a 5)
3
RECONHECIMENTO
 Portaria nº 045 de 23/01/2015

Disciplinas

  • Administração Estratégica
  • Automação Industrial
  • Cadeia de Suprimentos
  • Cálculo Diferencial e Integral I
  • Cálculo Diferencial e Integral II
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais
  • Comunicação e Expressão
  • Desenho Técnico
  • Eletrotécnica Básica
  • Empreendedorismo
  • Engenharia da Qualidade I
  • Engenharia da Qualidade II
  • Engenharia Econômica
  • Estudos das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Afro-Brasileira, Africana e Indígena
  • Ética, Responsabilidade socioambiental e Direitos Humanos
  • Fenômenos de transporte I
  • Fenômenos de transporte II
  • Ferramentas Matemáticas Aplicadas
  • Física – Eletricidade
  • Física – Mecânica
  • Física – Termodinâmica e Ondas
  • Formação Inicial em EAD e Nivelamento em Matemática Básica
  • Fundamentos da Matemática Elementar
  • Geometria Analítica
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão da Inovação e Tecnologia
  • Gestão da Manutenção
  • Gestão de Custos Industriais
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de mercado
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Introdução à Engenharia de Produção
  • Lógica de Programação e Algoritmos
  • Logística empresarial
  • Manufatura Enxuta
  • Mapeamento de Processos
  • Mecânica Geral e Resistência dos Materiais
  • Métodos Numéricos Aplicados
  • Métodos Quantitativos
  • Metrologia
  • Operações unitárias
  • Pesquisa Operacional I
  • Pesquisa Operacional II
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção
  • Probabilidade e Estatística
  • Processos de Usinagem
  • Processos produtivos Tempos e Métodos
  • Produção e gestão de serviços
  • Projeto Assistido por Computador
  • Projeto de Fábrica e Arranjo Físico
  • Projeto de Instalações Elétricas Industriais
  • Projeto e Desenvolvimento de Produto
  • Química Geral
  • Resistência dos Materiais
  • Segurança do Trabalho e Ergonomia
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Sistemas Organizacionais
  • Sistemas produtivos
  • Tópicos Emergentes em Engenharia de Produção

Docentes

  • Amarildo de Marchi (mestre)
  • Cláudia Maria Cera Jerônimo Buchala (mestre)
  • Cristiano Foggetti (mestre)
  • Eugenio Rosario Leone Neto (mestre)
  • Franciele Polotto (doutora)
  • Irene Rodrigues Freitas (doutora)
  • Jussara Longhi da Silva (mestre)
  • Kátia Cristina Silva Paulo (doutora)
  • Luiz Antonio Bássora (doutor)
  • Marcelo Kobelnik (doutor)
  • Marisden Freitas Batista (especialista)
  • Paulo Cesar Fantinato (mestre)
  • Paulo Sergio da Silva Gouveia (doutor)
  • Rosely Canteras Scarrilo Falótico Correa (mestre)
  • Selma Cristina Fernandes (mestre)
  • Vanise Rálio (doutora)

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

“Estudar ARQUITETURA E URBANISMO foi o maior desafio e a maior conquista. Onde pude contar com excelentes professores, que auxiliaram para que eu completasse essa etapa vitoriosamente, tornando inesquecível todos os momentos que eu passei aqui. Orgulho em ser ARQUITETA URBANISTA graduada pela Unorp!!!”


Daniele Lago Camargo, ARQUITETURA E URBANISMO
“No fim do ensino médio, queremos a melhor instituição para o desenvolvimento pessoal em busca do nosso futuro. A Unorp preencheu os requisitos que eu buscava, com excelentes professores Mestres e Doutores.”


Josiane Santos, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Seja sua motivação! Pense no amanhã para viver o hoje, pense no resultado que você terá amanhã se você fizer por onde no dia de hoje! A sensação de dever cumprido, a satisfação por um dia vencido é maravilhosa! Vai em frente e faça o melhor por você. As escolhas são somente suas. Tenha determinação, assim o sucesso estará logo a sua frente!”


Maiane Oksane Silva, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tenho 48 anos, casado, pai de duas filhas, sempre sonhei em fazer um curso de Engenharia. Sou técnico em segurança do trabalho a 22 anos e agora finalmente, estou realizando o grande sonho de minha vida que é ser Engenheiro de Segurança do Trabalho. Sei que essa formação vai ser um divisor de águas em minha vida e em minha carreira profissional na área, pois este curso me proporcionou um conhecimento amplo e me dará condições de exercer a profissão com muito embasamento e competência.”


Aldeci Donizeti Rodrigues, ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
“Ter escolhido a UNORP para minha formação profissional foi uma das melhores decisões da minha vida. Além de uma excelente estrutura e qualidade de ensino, cresci como pessoa, como profissional e ainda fiz amigos entre os colegas e professores que vou levar para minha vida toda.”


Jefferson Alves Barbosa, ODONTOLOGIA

“Quando decidi fazer DIREITO na Unorp não sabia o que esperar do curso e da faculdade. Hoje, a menos de um ano da formatura, noto que a faculdade trouxe uma significativa experiência na minha formação profissional; principalmente em questões de aulas teóricas associadas com aulas práticas. Afirmo ter feito uma das melhores escolhas da minha vida, em relação a minha formação em ensino superior. Tive aulas com excelentes profissionais, pelos quais agradeço minha formação.”


Mariana Aparecida Pera, DIREITO

“Se fosse fácil, não seriam 5 anos, seriam 5 meses, trabalhos e mais trabalhos fazem parte da rotina de quem sonha em crescer e superar seus objetivos, superar barreiras tendo sempre como base nossos grandes mestres que nos dão incentivo para seguir em frente, para fazer o que mais amo: Educação Física!”


Isadora Fernandes de Souza Nogueira, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O ambiente da faculdade em si é muito prazeroso, temos acesso a muito conhecimento, pela competência dos profissionais que ali trabalham, o grupo de docentes altamente qualificados, não só no curso de educação física, mas nos diversos cursos também. Nesse ano de 2018, a Unorp trouxe aos alunos uma nova casa, com novas ideologias e novos ambientes, que te oferece mais prazer de estudar! Venha fazer parte desse time!”


Brendon de Souza, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNORP foi minha melhor escolha, pois, estou adquirindo um amplo conhecimento na área de Gestão de Pessoas e sua importância para as empresas. Agradeço imensamente a Coordenação e professores do Curso pelo profissionalismo.”


Deucelia da Conceição Aparecida Pereira Tavares, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“Estudar Psicologia na Unorp tem sido uma grata surpresa. A presença de um corpo docente magistral e uma grade curricular atualizada, além de uma ótima pontuação no MEC e uma excelente estrutura são alguns dos motivos para que a Unorp seja uma escolha assertiva.”


Fabrício Silva, PSICOLOGIA
“A caminhada é longa: são aulas, trabalhos, estágios, o famoso TCC, ufa! Mas quando fazemos algo que realmente amamos isso tudo se transforma em experiências inesquecíveis. E o bom disso tudo é que não estamos sozinhos, temos excelentes professores conosco que são nossos grandes incentivadores.”


Daniely Soilo, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tudo é questão do seu sonho. Não deixe que nada, nem ninguém, possa te dizer que você não pode fazer uma coisa, se tem um sonho tem que correr atrás. Seja qual for o seu objetivo ao ingressar no curso, se dedique ao máximo, professor não reprova aluno, o aluno é responsável por suas notas, reclame menos e faça mais, com muita força, sabedoria e fé, o orientando em uma caminhada vitoriosa.”


Guilherme Baroni Ferretti, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Um sonho se torna mais gratificante quando encontramos pelo caminho alguém que acredite no nosso potencial. E é um prazer enorme estudar em uma universidade onde os professores, além de excelentes profissionais, são pessoas maravilhosas que se preocupam com as particularidades de cada aluno e dão todo suporte para seu crescimento.”


Ana Carolina Chimarelli Castro, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O curso de Odontologia da Unorp é sinônimo de qualidade e competência. Contamos com um corpo docente experiente e qualificado, em sua grande maioria mestres e doutores. Além disso, possui ótima estrutura e contribui para sermos excelentes profissionais no mercado de trabalho!”


Bruna Paula Nunes Pimenta Barbosa, ODONTOLOGIA

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