Aprimoramento em Psicoterapia Sexual

Atualizar os conhecimentos da sexualidade humana, voltados ao aprimoramento psicoterapêutico, reunindo temáticas direcionadas ao trabalho clínico

EAD – Aprimoramento em Psicoterapia Sexual 2021-08-02T13:00:43+00:00

Descrição do Projeto

Modalidade: EAD
Grau: Extensão
0semestre
de duração
0 horas
de carga horária
Inscreva-se já
Consulte nosso FAQ
Dúvidas? Fale Conosco

O Curso

  • O Curso de Extensão em Psicoterapia Sexual e Terapia Relacional tem como objetivo atualizar os conhecimentos da sexualidade humana, voltados ao aprimoramento psicoterapêutico, reunindo temáticas direcionadas ao trabalho clínico, bem como a ampliação das questões relacionais, presentes na vida conjugal e afetivo-sexual.
  • Ampliar a compreensão de concepções acerca da Psicologia Sexual e proporcionar reflexão sobre implicações em situações relacionadas aos acontecimentos da realidade;
  • Aprofundar conhecimentos sobre Psicologia Sexual, a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional;
  • Desenvolver habilidades básicas para o reconhecimento do quadro clínico e indicação das modalidades de tratamentos existentes, em viés clínico e psicoterapêutico;
  • Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos e psicoterapeutas em atuação clínica. Estudantes de psicologia a partir do 4º ano.

Detalhes

Coordenação
Prof. Me. Marcus Vinícius Gabriel
Previsão de início
Setembro de 2021
Programação
  • O Curso será inteiramente ministrado por aulas em vídeos gravadas pelos professores.
  • Novas aulas serão disponibilizadas aos sábados.
Investimento
R$ 1.000,00 ou 4 x R$ 250,00

Corpo Docente

  • Maria Jaqueline Coelho Pinto (CRP 06/39.394-1)
    Psicóloga clínica. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Aprimoramento em Psicologia da Saúde do Serviço de Psicologia do Hospital de Base – FUNFARME. Especialista em Psicodrama pelo Instituto Rio-pretense de Psicodrama (IRP). Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (SP) – USP. Professora-adjunta, subchefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (FAMERP). Membro do grupo de pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq e Psicologia e Saúde-FAMERP/CNPq.
  • Maria Carolina Gatti (CRP 06/70.857)
    Psicóloga clínica, graduada pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP), ênfase em envelhecimento e sexualidade. Especialista em Psicologia Hospitalar (UNISA). Especialista em Psicologia Clínica (NESME). Voluntária da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), em São José do Rio Preto.
  • João Paulo Zerbinati (CRP 06/119.389)
    Doutorando em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Mestrado em Educação Sexual no primeiro programa de pós-graduação do Brasil em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Araraquara). Graduação em Psicologia com ênfase em clínica psicanalítica pela PUC-Campinas. Obtém estudos e publicações científicas em educação sexual, gênero, sexualidades e psicologia clínica.
  • Pedro Carlos Cagnazzo (CRP 08/78.234)
    Mestrando em Psicologia da Saúde (FAMERP), Professor da Panamericana Escola de Arte e Design – São Paulo, pós-graduação em Sexologia, Grupanálise e Psicossomática, Licenciado e Bacharelado em Psicologia pela UNORP – São José do Rio Preto (SP), Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela UNITAU – Taubaté (SP). Atendimento clínico de base analítica, dentro das especialidades.
  • Gustavo Messineti (CRP 06/102.950)
    Psicólogo pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Especialista em Sexualidade e Terapia Sexual pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP). Psicólogo clínico há 11 anos. Psicólogo pela plataforma www.omens.com.br
  • Pedro Junior Rodrigues Coutinho (CRP 06/118.209)
    Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Professor da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO). Professor convidado na Graduação de Psicologia da FAMERP. Psicólogo hospitalar na área de Cirurgia Geral do Hospital de Base de São José do Rio Preto – SP. Mestrado em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), com mobilidade estudantil internacional para a Universidade do Porto em Portugal. Possui formação em Psicanálise (NPP e ILPC). Aprimoramento em Psicologia da Saúde no Hospital de Base em São José do Rio Preto – SP. Graduação em Psicologia (UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil – 2013). Áreas de atuação e pesquisa: Saúde mental, Psicologia e Saúde, Sexualidade, e Psicanálise.
  • Marcus Vinícius Gabriel (CRP 06/99.324)
    Psicólogo clínico, graduado pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP). Especialista em Sexualidade e Terapia Sexual (FAMERP). Especialista em Psicologia Clínica (abordagens Existencialista, Fenomenológica e Humanista). Especialização em Psicologia de Emergências e Desastres (CEPPS-SP). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Voluntário da Justiça Restaurativa de São José do Rio Preto (SP) e integrante do Projeto MAN (Masculinidades: Ampliando a Natureza), do Núcleo de Práticas Restaurativas de São José do Rio Preto (SP).
  • Eliane Ferreira Pereira Okasawara (CRP 06/70.241)
    Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP), ênfase em Educação Sexual. Especialista em Sexualidade Humana (FAMERP). Orientadora Educacional. Psicóloga clínica. Docente nas áreas de Educação Sexual, Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Desempenho e Retenção de Talentos.
  • Sandra Lea Bonfim Reis (CRM 29.066)
    Mestre em Ciências, pela FMUSP-SP (2013). Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (1976), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (1977- 1978) realizada na Faculdade de Medicina de Catanduva.. Curso de Especialização em Saúde Pública (1995-1996). Curso de Especialização em Terapia e Orientação Sexual (2004-2006). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia conferido pela FEBRASGO (1996). Título de Atuação na Área de Sexologia (2007), conferido pela FEBRASGO. Exerce as especialidades acima referidas, como médica autônoma, em clínica particular (1979-atual), com ênfase em climatério, anticoncepção e sexualidade Aprovada em concurso público, exerceu trabalho, nas áreas citadas, em Unidade Básica de Saúde (1981- 2010). Membro associado da FEBRASGO SOGESP e AMB. Secretária da Diretoria Científica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (triênio 2008/2011) Membro do Conselho Fiscal da Diretoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, triênio 2008/2011 Membro da Comissão de valorização profissional da SOGESP, nos biênios, 2010 -2011, 2012-2013, 2014-2015.
  • Maria Cristina Figueiredo de Faria (CRP 06/36371-8)
    Formada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Sexualidade: Terapia Sexual e Orientação, pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Atuação clínica e em empresa de gerenciamento de saúde (Carelink – Gestão em Saúde).

Disciplinas

Módulo 1 (Base teórica) – 7 aulas

1) Introdução à Sexualidade Humana – Duração: 4h

– Aspectos Sócio-histórico-Culturais da Sexualidade Humana

2) Bases Biológicas da Sexualidade Humana – Duração: 4h
– Determinação e Diferenciação Sexual
– Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais – Feminino e Masculino

3) Saúde Sexual e Reprodutiva – Duração: 4h
– IST/ AIDS/ Contracepção/ Gravidez
– Comportamento de risco e vulnerabilidade

4) Sexualidade nas Diferentes Fases da Vida – Duração: 4h
– Infância – Adolescência – Adulta – Velhice

5) Diversidade Sexual e de Gênero – Duração: 4h
– Pilares da Sexualidade (Sexo, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Orientação Sexual)
– Desenvolvimento da Identidade de gênero e das orientações afetivo-sexuais
– Definições e diversidade da Sexualidade Humana

6) O Ciclo de Resposta Sexual – Duração: 4h
– Modelos de Ciclo de Resposta Sexual, neurotransmissores e função sexual
– Classificação das Disfunções Sexuais Femininas e Masculinas
– Fisiologia da Ereção, do Desejo, da Excitação e do Orgasmo feminino

7) Educação Para Sexualidade – Duração: 4h
– História da Educação Sexual no Brasil
– Educação sexual x orientação sexual
– O papel do Educador

Módulo 2 (Base interventiva) – 8 aulas

8) Avaliação e Estrutura Terapêutica – Duração: 4h
– Anamnese Sexológica
– Conceituação, Instrumentos e técnicas para avaliação em Sexualidade

9) Procedimentos Terapêuticos – Duração: 4h
– Processo interventivo clínico e Diagnóstico das Disfunções Sexuais

10) Tópicos Especiais em Psicoterapia Sexual I – Duração: 4h
– Sexualidade durante a Gestação e Puerpério
– O casal infértil

11) Abordagem Terapêutica Sexual – Duração: 4h
– Distúrbio androgênico
– Processo interventivo clínico na maturidade e velhice

12) Tópicos Especiais em Terapia Sexual II – Duração: 4h
– Transtorno Parafílico e comportamento parafílico e Compulsão Sexual

13) Tópicos Especiais em Terapia Sexual III – Duração: 4h
– Diversidade Sexual no procedimento clínico

14) Terapia Relacional Afetivo-Sexual – Duração: 4h
– Conflitos relacionais interpessoais de caráter afetivo e sexual e intervenção terapêutica em sexualidade

15) Discussão de casos e Intervenção dos Alunos – Duração: 4h
Participação ativa de alunos, sobre intervenções de caráter clínico, sobre casos de sexualidade

PÓS-GRADUAÇÃO UNORP, INSCREVA-SE JÁ!

Aprimore sua Carreira e diferencie-se no Mercado.

Especialize-se!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

“Estudar ARQUITETURA E URBANISMO foi o maior desafio e a maior conquista. Onde pude contar com excelentes professores, que auxiliaram para que eu completasse essa etapa vitoriosamente, tornando inesquecível todos os momentos que eu passei aqui. Orgulho em ser ARQUITETA URBANISTA graduada pela Unorp!!!”


Daniele Lago Camargo, ARQUITETURA E URBANISMO
“No fim do ensino médio, queremos a melhor instituição para o desenvolvimento pessoal em busca do nosso futuro. A Unorp preencheu os requisitos que eu buscava, com excelentes professores Mestres e Doutores.”


Josiane Santos, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Seja sua motivação! Pense no amanhã para viver o hoje, pense no resultado que você terá amanhã se você fizer por onde no dia de hoje! A sensação de dever cumprido, a satisfação por um dia vencido é maravilhosa! Vai em frente e faça o melhor por você. As escolhas são somente suas. Tenha determinação, assim o sucesso estará logo a sua frente!”


Maiane Oksane Silva, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tenho 48 anos, casado, pai de duas filhas, sempre sonhei em fazer um curso de Engenharia. Sou técnico em segurança do trabalho a 22 anos e agora finalmente, estou realizando o grande sonho de minha vida que é ser Engenheiro de Segurança do Trabalho. Sei que essa formação vai ser um divisor de águas em minha vida e em minha carreira profissional na área, pois este curso me proporcionou um conhecimento amplo e me dará condições de exercer a profissão com muito embasamento e competência.”


Aldeci Donizeti Rodrigues, ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
“Ter escolhido a UNORP para minha formação profissional foi uma das melhores decisões da minha vida. Além de uma excelente estrutura e qualidade de ensino, cresci como pessoa, como profissional e ainda fiz amigos entre os colegas e professores que vou levar para minha vida toda.”


Jefferson Alves Barbosa, ODONTOLOGIA

“Quando decidi fazer DIREITO na Unorp não sabia o que esperar do curso e da faculdade. Hoje, a menos de um ano da formatura, noto que a faculdade trouxe uma significativa experiência na minha formação profissional; principalmente em questões de aulas teóricas associadas com aulas práticas. Afirmo ter feito uma das melhores escolhas da minha vida, em relação a minha formação em ensino superior. Tive aulas com excelentes profissionais, pelos quais agradeço minha formação.”


Mariana Aparecida Pera, DIREITO

“Se fosse fácil, não seriam 5 anos, seriam 5 meses, trabalhos e mais trabalhos fazem parte da rotina de quem sonha em crescer e superar seus objetivos, superar barreiras tendo sempre como base nossos grandes mestres que nos dão incentivo para seguir em frente, para fazer o que mais amo: Educação Física!”


Isadora Fernandes de Souza Nogueira, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O ambiente da faculdade em si é muito prazeroso, temos acesso a muito conhecimento, pela competência dos profissionais que ali trabalham, o grupo de docentes altamente qualificados, não só no curso de educação física, mas nos diversos cursos também. Nesse ano de 2018, a Unorp trouxe aos alunos uma nova casa, com novas ideologias e novos ambientes, que te oferece mais prazer de estudar! Venha fazer parte desse time!”


Brendon de Souza, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNORP foi minha melhor escolha, pois, estou adquirindo um amplo conhecimento na área de Gestão de Pessoas e sua importância para as empresas. Agradeço imensamente a Coordenação e professores do Curso pelo profissionalismo.”


Deucelia da Conceição Aparecida Pereira Tavares, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“Estudar Psicologia na Unorp tem sido uma grata surpresa. A presença de um corpo docente magistral e uma grade curricular atualizada, além de uma ótima pontuação no MEC e uma excelente estrutura são alguns dos motivos para que a Unorp seja uma escolha assertiva.”


Fabrício Silva, PSICOLOGIA
“A caminhada é longa: são aulas, trabalhos, estágios, o famoso TCC, ufa! Mas quando fazemos algo que realmente amamos isso tudo se transforma em experiências inesquecíveis. E o bom disso tudo é que não estamos sozinhos, temos excelentes professores conosco que são nossos grandes incentivadores.”


Daniely Soilo, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Tudo é questão do seu sonho. Não deixe que nada, nem ninguém, possa te dizer que você não pode fazer uma coisa, se tem um sonho tem que correr atrás. Seja qual for o seu objetivo ao ingressar no curso, se dedique ao máximo, professor não reprova aluno, o aluno é responsável por suas notas, reclame menos e faça mais, com muita força, sabedoria e fé, o orientando em uma caminhada vitoriosa.”


Guilherme Baroni Ferretti, EDUCAÇÃO FÍSICA
“Um sonho se torna mais gratificante quando encontramos pelo caminho alguém que acredite no nosso potencial. E é um prazer enorme estudar em uma universidade onde os professores, além de excelentes profissionais, são pessoas maravilhosas que se preocupam com as particularidades de cada aluno e dão todo suporte para seu crescimento.”


Ana Carolina Chimarelli Castro, EDUCAÇÃO FÍSICA
“O curso de Odontologia da Unorp é sinônimo de qualidade e competência. Contamos com um corpo docente experiente e qualificado, em sua grande maioria mestres e doutores. Além disso, possui ótima estrutura e contribui para sermos excelentes profissionais no mercado de trabalho!”


Bruna Paula Nunes Pimenta Barbosa, ODONTOLOGIA

Base de Dados por Categoria