CENTRO UNIVERSITÁRIO

CONHEÇA DETALHES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA

NOSSA HISTÓRIA

O Centro Universitário do Norte Paulista nasceu da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI – criada em 1972, com o objetivo de ampliar as capacidades da região de São José do Rio Preto em atender as necessidades de profissionais qualificados para o magistério e também para as áreas específicas da gestão educacional. O conjunto inicial de licenciaturas: Letras, Matemática, Pedagogia e Estudos Sociais foi ampliado ao longo do tempo e, em 1994, acompanhando o desenvolvimento econômico e social da região, foi criada a FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, oferecendo cursos de bacharelados para atender a outros segmentos do mercado de trabalho. Assim, passaram a ser oferecidos os bacharelados em Ciências Contábeis, Administração – habilitação em Administração Geral e habilitação em Comércio Exterior, Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, Direito.. Em 1996 houve a união da FARFI com a FACISA – dando origem à União das Faculdades do Norte Paulista – UNORP. A instituição conta agora com um elenco de cursos diferenciados e com padrão de ensino que a credenciam a pleitear a sua transformação em Centro Universitário, forma de organização acadêmica introduzida no contexto da educação superior nacional pelo Decreto nº 2.306/97 que regulamenta o art. 48 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB). O art. 12 do Decreto, abaixo transcrito, define:

“São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento e se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação de seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico ofertadas à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas pelo ministro de Estado da Educação e do Desporto para o seu credenciamento”.

Para efetivar aquela pretensão foi decisivo o papel da Sociedade Assistencial de Educação e Cultura – SAEC – entidade mantenedora da UNORP, uma vez que a ela caberia não só as tratativas para formalizar a solicitação junto ao Ministério da Educação mas a liderança das iniciativas que deveriam ser levadas a termo para atender o que dispunha a legislação no tocante à oferta de condições de trabalho e em consequência dessas atribuições, os investimentos necessários.

 

Definidas as bases da nova empreitada, o presidente da SAEC em 29/10/97 (ofício nº 12/97) e nos termos do decreto 2306 de 19/08/97 e das Portarias números 639 de 13/05/97 e 2.041 de 22/10/97, solicitou a criação do Centro Universitário. O Despacho do Senhor Ministro da Educação, em 23/11/98, homologa o Parecer 703/998 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, favorável ao credenciamento e transformação da União das Faculdades do Norte Paulista para Centro Universitário do Norte Paulista e o Diário Oficial da União, de 25/11/1998, publica o Decreto de 24/11/98 que trata do Credenciamento do Centro Universitário do Norte Paulista.

 

Em 2004 a UNORP é Recredenciada pela Portaria nº 3.114 de 04/10/2004, D.O.U. de 06/10/2004.

ALGUNS NÚMEROS

+

CURSOS DE GRADUAÇÃO

+

CURSOS DE PÓS

+

UNIDADES

+

PROFESSORES

DEPOIMENTOS

Nos orgulhamos de possuir alunos e ex-alunos satisfeitos, felizes com o que receberam da Unorp durante o tempo em que aqui estão/estiveram. Veja o que dizem algumas dessas pessoas a seguir.

Estudar na Unorp foi um grande aprendizado. Não apenas técnico (que já foi muito), mas também pelas amizades que construí para o resto da vida.

FABRICIO SANCHEZ

Ex-aluno e diretor da Conio Soluções em Tecnologia

Fui aluno da 2ª turma de Engenharia Elétrica da Unorp e ao me formar realizei um sonho e junto com o sonho encontrei minha base profissional firmada com o compromisso e a ética desta instituição, que sempre buscou a excelência no ensino com grandes mestres, mestres estes que me mostraram o caminho a ser percorrido e ir além dos meus limites para alcançar o sucesso.

JORGE LUIZ NAVES

Engenheiro Eletricista - CREA/SP 5069418465

Colegas de vocação, a engenharia civil é um curso que exige disciplina, desempenho e perseverança nos estudos. Por fazer parte da primeira turma do curso da UNORP, fomos surpreendidos com o desempenho dos professores, conhecimentos adquiridos e toda dinâmica da coordenação, o que nos segurou até o final do curso, ansiosos e preparados para o mercado de trabalho. Obrigada por tudo!

LILIANE AFONSO PALMA

Engenheira Civil CPOS

A posição de Engenheiro que ocupo atualmente foi conquistada graças à formação na UNORP. Vivenciei vários momentos positivos dentro da instituição, mas faço questão de destacar: 1) A acessibilidade e empenho do corpo docente; 2) Professores que não medem esforços para prestar orientações e trazer novidades tecnológicas às aulas; 3) A impressionante quantidade e qualidade das aulas práticas; 4) Isso, sem sombra de dúvidas agrega valor à formação. Através dessas aulas, conteúdos importantes referentes à Engenharia Elétrica são evidenciados e os alunos são tirados do mundo abstrato e teórico, possibilitando contato com as realidades e dificuldades do dia a dia.

THIAGO DA SILVA MOURA

Engenheiro Eletricista - Klabin S.A

Ter cursado Engenharia Civil na UNORP para mim representou o início de uma nova vida profissional, novos horizontes e principalmente novas perspectivas. Foi uma experiência muito prazerosa. Fiz parte da primeira turma do Curso e posso dizer que foi minha melhor escolha. Com o apoio e empenho da Coordenação e professores atingimos nossos objetivos, adquirimos conhecimentos e nos preparamos para o mercado de trabalho. Só tenho a agradecer por tudo, valeu a pena!

MAYRA GABRIELA NUNES ALVES

Engenheira Civil MRV

FALE CONOSCO

Horário de atendimento
Segunda a Sexta-Feira: 8h às 22h15
Sábado: 8h às 15h45

 

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-Feira: 7h às 23h
Sábado: 7h às 16h

 

UNIDADE 1: (17) 3203-2500
UNIDADE 2: (17) 3201-2999

 

 

         

UNIDADES

UNIDADE 1 - JD. ALTO RIO PRETO
Rua Ipiranga, 3460, Jd. Alto Rio Preto
CEP: 15020-040
São José do Rio Preto, SP


UNIDADE 2
SHOPPING CIDADE NORTE

Av. Alfredo Antônio de Oliveira, 2077
(Cruzamento da Av. do Linhão)
Jd. Planalto
CEP: 15046-355
São José do Rio Preto, SP

Atendimento

UNORP EM IMAGENS

MENSAGEM RÁPIDA



captcha